19/09/2017 às 12:58 Fotografia

8 Dicas de Fotografia Para Fazer Fotos Incríveis no seu Dia a Dia

2354
9min de leitura

Você já parou pra pensar qual a grande diferença entre um amador e um profissional?

A diferença é tão simples quanto parece: o AMADOR faz algo apenas pela paixão, enquanto o PROFISSIONAL vive daquilo, faz por profissão. Simples assim.

O amador faz algo por hobby, faz por diversão, lazer, porque gosta muito mas não tem pretensão de viver daquilo. Até o momento que ele percebe que é bom o suficiente no que faz a ponto de poder vender.

A música, por exemplo: eu sou músico amador. Tenho guitarras, amplificadores, já toquei em muitos lugares e com muitas pessoas, mas não dependo disso financeiramente e não é a profissão à qual me dedico. Já o Paul McCartney...

Quando comecei na fotografia, era apenas um hobby. Eu era fotógrafo amador. Até o dia que uma amiga me pediu para fazer fotos do seu casamento (um dia conto essa história aqui), outros amigos gostaram e me chamaram (foram 4 casamentos em sequência, sempre recebendo por isso) e percebi que eu era bom o suficiente para me arriscar como fotógrafo profissional.

Mas a partir desse momento, eu não poderia mais me dar o luxo de errar. E se eu quisesse ser um bom fotógrafo de casamentos, fotógrafo de retratos, ou qualquer tipo de fotografia que eu quisesse fazer, eu teria que dar cada vez mais de mim, aperfeiçoar e me destacar o máximo possível.

Desde então já se passaram 14 anos. Nesse tempo, ainda não me tornei músico profissional. E mesmo sendo um fotógrafo profissional, não deixei de ser, também, um fotógrafo amador.

Tá, ok, mas porque esse papo todo de profissional e amador?

Explicamos:

Em praticamente todos os eventos que fotografamos, viagens que fazemos, as pessoas nos vêem com uma câmera e acabam vindo com o seu celular ou sua câmera nos pedindo para fazer uma foto deles. Quando entregamos o celular ou a câmera, é muito comum ouvirmos: nossa, mas eu nem sabia que era possível fazer uma foto tão boa com meu celular/câmera.

Ou seja: você não precisa ter a melhor câmera do mundo para fazer fotos incríveis. A melhor câmera do mundo pode ser essa que está na sua mão, no seu bolso!

Se você tem um Smartphone dos mais recentes, a câmera, provavelmente, já dá muito bem conta do recado. E pra te ajudar a fazer fotos mais incríveis com o que você já tem, a Maggie e eu separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a tornar as suas fotos amadoras de celular ou daquela câmera compacta melhores. Importante dizer que essas dicas não substituem a necessidade de contratar o fotografo profissional nos em momentos importantes como casamento, formatura, aniversários e celebrações, pois ele é a pessoa que estudou anos, tem conhecimento técnico, bagagem cultural e um olhar treinado especialmente para isso.

Vamos começar hoje com dicas básicas e, num próximo post, falaremos de algumas configurações mais avançadas.

1. Limpe a lente do celular/câmera

Sim, é uma coisa meio básica e provavelmente será a primeira dica que você vai encontrar em qualquer lugar. Mas existe um motivo bem lógico e óbvio por trás disso: se você estiver com sujeiras ou manchas na lente, essa sujeira irá prejudicar a sua imagem. Às vezes aquelas marcas de digital são o suficiente para fazer com que a imagem fique embaçada ou ainda pior, que a câmera nem consiga fazer foco. Então, limpeza! E use um tecido bem suave, se possível, um cotonete, algodão. Mas no aperto, pegue aquela parte mais macia da camiseta mesmo (a parte de dentro da camiseta, porque a parte de fora pode estar com areia). E seja delicado, você não quer arranhar a sua lente.

2. Conheça o aplicativo de câmera do seu Smartphone.

Muitas vezes o seu celular pode já vir com um bom aplicativo nativo de captura de imagens. Mas alguns desenvolvedores resolveram utilizar o real potencial do seu equipamento e criaram softwares que vão além das funções básicas de captura do seu telefone. Por isso, estude bem o seu aplicativo nativo e veja se ele é suficiente para a sua necessidade ou se você gostaria de baixar um aplicativo de terceiros.

3. Diga não ao Zoom Digital.

Existem, basicamente, duas formas de zoom: óptico e digital.

O Zoom óptico é aquele em que a própria lente faz o zoom. Em outras palavras, os "vidrinhos" que existem dentro da lente se aproximam ou se afastam para dar o zoom. A imagem passa através dos vidrinhos e são projetadas no sensor da câmera e qualquer alteração de proximidade dos objetos é feita pelas lentes. De forma bem simplificada, isso é o zoom óptico. 

Já o Zoom Digital é feito através da imagem que chega até o sensor da câmera. Ou seja, a imagem que chega ao sensor é ampliada digitalmente (e bem artificialmente) pela câmera. Mas isso faz com que os pixels (pontinhos) da imagem também sejam ampliados, gerando uma imagem mais grosseira e não muito agradável.Ou seja, se tiver que dar zoom, use o zoom óptico. Se mesmo assim ficou longe ou perto demais, dê passos para frente e para trás. Garanto que a solução vai ser muito melhor.Essa dica é mais voltada para quem vai fazer fotos com o celular (a não ser que você tenha telefones com 2 lentes, como é o caso do iPhone 7 Plus em diante).

Evite o Zoom Digital. Ele pode acabar com sua foto.

Foto feita com a lente grande angular do telefone

Já essa foto é feita com a lente de "zoom" do telefone. Perceba a diferença dessas fotos para a primeira onde o zoom é digital

4. Fazendo enquadramentos melhores

Vou te contar um segredo: quando o objetivo é fotografar pessoas (tipo tirar foto de um grupo de amigos), evite deixar muito "teto". 

What? 

Teto é aquilo que fica acima da cabeça. Uma tendência que a maior parte das pessoas tem é centralizar os rostos no meio da foto e deixar um monte de espaço acima das cabeças com nada útil.Claro que, quando isso é feito propositadamente, fica bom. Mas veja a diferença:

Tive que pegar uma foto de trabalho (pedimos para uma pessoa tirar uma foto da equipe que estava lá no dia. Eu (Vinícius Vogel), Gustavo Franco, Cris Calero e Rodrigo Lorandi.Juro que procurei nas minhas fotos de celular uma feita por mim que tivesse o "teto", mas desisti.

Aqui a mesma foto, mas "cropada" (cortada) para dar o enquadramento adequado.

Aqui é outro exemplo de uma foto feita já em um enquadramento que favorece as pessoas:

Sim, os fotógrafos também fazem selfies.

5. Evite fotos tortas

Existe uma diferença entre fotos inclinadas e fotos tortas. Foto inclinada é aquela que tem um motivo para existir. Foto torta é aquela que ficou torta mesmo. A foto inclinada pode nos instigar a querer reenquadrar, pode nos dar uma leitura nova de um objeto ou local. Ela faz parte dos elementos de composição:

Inclinar a câmera pode dar resultados bem legais!

Crie diagonais na sua imagem!

Fotos tortas passam a sensação de que algo está errado. Uma boa dica é manter a linha do horizonte reta. Aqui você percebe como o horizonte ficou desalinhado.

6. Fotometria é a chave para uma foto com a exposição correta!

Tá bem, aqui foi um termo técnico. Mas é algo bem simples: fotometria significa medir a quantidade de luz que você terá na sua foto.Tudo depende de qual o seu objetivo. Por exemplo, em uma foto de pôr-do-dol, o você deve fotometria no sol.Tá, mas como faz isso?

Mais simples ainda: no seu celular, você clica em cima do ponto mais iluminado (no caso, o sol) e segura um pouco até que a exposição mude. Você vai notar que, apesar de o sol continuar ainda muito brilhante, você terá um céu muito mais rico em cores. O que acontecerá, em contrapartida, é que os objetos em primeiro plano ficarão escuros. Isso porque o sol é muito mais claro que esses objetos e ele exerce, nesse caso, a função de "contraluz".

Ao fotografar o pôr-do-sol, priorize a luz ambiente. Você terá um cenário muito mais rico e criará uma situação de luz muito interessante que é a silhueta.

Para criar fotos bonitas no pôr-do-sol usando o cenário o segredo é priorizar as luzes mais claras (nesse caso, o poste) 

Agora, se o seu objetivo for fazer uma selfie com o pôr-do-sol de fundo, a técnica já é diferente. Você não conseguirá ter o mesmo céu que tivemos aqui nas fotos anteriores, pois o sol é uma fonte de luz infinitamente maior do que qualquer luz de celular, mas o que você pode fazer é usar a luz indireta do sol:

É muito difícil equilibrar o fundo iluminado com o primeiro plano sem luz.  um deles sempre ficará prejudicado: ou o fundo muito claro, ou o primeiro plano muito escuro.

Por isso, se for fazer uma foto no pôr-do-sol e quiser aparecer junto, talvez seja melhor aproveitar a luz do sol a seu favor, e não como contraluz.

Para outras situações de luz, tente priorizar as luzes mais claras; isso evitará as fotos muito "lavadas" ou "queimadas".

7. Evite o Flash: Prefira uma Fonte de Luz Secundária que não a da Câmera.

Talvez essa seja uma das dicas que mais vai fazer diferença nas suas fotos. Muitas vezes vemos pessoas que, por não saberem quando usar o flash, deixam ele no automático ou sempre ativo.

Pois se você lembrar da dica 6, basta pensarmos de forma inversa: se quando temos uma luz muito forte ao fundo o primeiro plano fica escuro, a mesma coisa vale quando temos uma fonte de luz muito forte no primeiro plano (no caso o flash/led do celular) em um ambiente já escuro.

O que vai acontecer aí é que o Led/Flash do celular vai dar um clarão tão forte no rosto de quem estiver no primeiro plano que a câmera vai achar que já tem luz suficiente e vai parar de captar a imagem, fazendo com que o fundo fique escuro.

Daí você pode estar me perguntando: - Tá, mas como eu faço em um ambiente escuro em que mal apareço? Se eu não usar o Flash do celular vai ficar tudo escuro.

Pois é, vai mesmo. Mas tem aqui o grande pulo do gato, a dica da vida pra você resolver isso de uma forma criativa e que segue o mesmo princípio dos fotógrafos profissionais com iluminação: use uma fonte de luz externa!

De novo, é mais simples do que parece: peça para alguém emprestar outro celular que tenha um LED e use o LED desse segundo celular como fonte de iluminação. Dessa forma a câmera do seu celular já lerá toda a composição tanto com a luz ambiente como com a luz do Led do outro celular e a foto ficará equilibrada!

Enquanto eu segurava a câmera, a Maggie segurava outro celular com a lanterna apontada pra nós para iluminar.

8. Treine seu olhar

Agora que você já tem essas dicas para melhorar as suas fotos, você precisa treinar o seu olhar. As duas melhores formas de fazer isso são:

- Fotografar, fotografar, fotografar, fotografar, fotografar, fotografar e, depois que cansar, fotografar. Você vai errar muito, mas com o tempo vai acertar cada vez mais.

- Olhar bastante fotos de pessoas que você admira e tentar entender elementos que chamem sua atenção. O Instagram continua sendo uma das melhores fontes de inspiração para idéias de enquadramento, composição, criatividade e originalidade. Mas é preciso filtrar. Você precisa estabelecer quais são as suas inspirações e focar nelas. Visite a galeria dos fotógrafos que você curte.

Pra ver mais fotos feitas com os nossos celulares e pedir mais dicas, acompanhe os nossos Instagrams:

Vini (Instagram pessoal): @viniciusvogel

Maggie: @gluger

Vinícius Vogel Fotografia (instagram profissional): @viniciusvogelphotography

E se você quiser saber mais, deixe sua pergunta nos comentários, ou fale conosco!

Quer saber como fazer fotos incríveis de crianças? Veja esses 5 segredos para fazer fotos perfeitas de crianças!

Abraço, e até a próxima dica!

Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br

19 Set 2017

8 Dicas de Fotografia Para Fazer Fotos Incríveis no seu Dia a Dia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amador como fazer fotos boas como fazer fotos boas com o celular dicas de fotografia diferença amador profissional foto por do sol fotografo amador fotógrafo Porto Alegre fotografo profissional fotos celular profissional

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2023

Dicas para Noivas - 5 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Fazer as Fotos Com Convidados

12 de Set de 2023

Casamento de Dia - 6 Motivos para fazer o seu casamento durante o dia

03 de Out de 2017

Trash The Dress - A Diferença das Mesmas Fotos em 7 anos

Oi, tudo bem? Quer falar direto comigo? Então manda mensagem por aqui direto pro meu WhatsApp que eu te respondo o mais rápido possível.
Logo do Whatsapp