25/07/2017 às 20:42 Casamentos

Dicas Para Noivas - É Hora De Falarmos Sobre Mini Wedding

1824
5min de leitura

Provavelmente você já ouviu alguma amiga sua falar em Mini Wedding. Se ainda não ouviu, pode ter certeza de que vai. Ou, talvez, você seja noiva e esteja organizando o seu.

Mas afinal de contas, o que é um Mini Wedding?

Mini Wedding é aquele casamento em que os casais optam uma estrutura reduzida em relação àqueles casamentos que se tornaram uma mega produção e que, muitas vezes, envolvem protocolos que, para os noivos, não têm o menor sentido.

Casamentos assim costumam ter entre 10 e, no máximo, 80-90 convidados, apesar de não ser esse o fator que determina se o seu casamento será um Mini Wedding.

Existem vários motivos pelos quais as pessoas optam por fazer um mini casamento: 

ter uma cerimônia mais reservada ou íntimapoder ter apenas aquelas pessoas que tem real convivência com o casaldirecionar melhor os gastos do casamento, investindo mais em ítens como um buffet ou aquele fotógrafo que você tanto quer.redução de custos com o casamento sem diminuir a qualidade do que oferecer aos convidadosoptar por um local mais reservado, como uma capela ou o sítio da família. Quem sabe até um Destination Wedding que também será um Mini Wedding.Fazer uma cerimônia e uma festa personalizados para um grupo de pessoas.

Sejam quais forem as suas razões para fazer o seu casamento nesse formato, é importante lembrar que a atenção aos detalhes deve ser redobrada, já que as pessoas estarão mais próximas deles e cada elemento que tenha o seu toque fará a diferença.

Mesmo tendo em comum a característica de ser reduzido, há muitos estilos diferentes para a realização do seu mini casamento. 

Você pode optar por um casamento de luxo (já que o custo com os convidados será menor) ou optar pelo DIY (Do It Yourself ou, em bom português, faça você mesmo).

O importante aqui é que a cerimônia reflita a personalidade do casal e fazer com que os convidados (já que serão poucos) se sintam parte daquela história e não meros espectadores. 

Uma das grandes vantagens de fazer um Mini Wedding é tornar a sua história muito mais pessoal. A Renata se preparou na casa da avó dela.

Mini Wedding Tradicional

Ele é muito semelhante a um casamento clássico, podendo ser em uma igreja ou local fechado e repleto de elementos que já estamos acostumados a ver nos casamentos tradicionais.

Mini Wedding Ao Ar Livre

A Tina realizou o casamento no sítio da avó. Aliás, a vovó plantou alguns girassóis especialmente para o grande dia.

É uma das escolhas mais frequentes para quem pensa em fazer um Mini Wedding. Muitas vezes o local escolhido por de ser a fazenda da família, o sítio de um amigo, um destino distante e paradisíaco na beira da praia, a Serra... Há uma infinidade de opções. 

Uma grande vantagem de escolher o casamento a céu aberto é poder aproveitar a beleza do local sem a necessidade de decorar muito. Sendo assim, sobra ainda mais no seu orçamento para investir nas atrações para os convidados ou, se preferir, contratar aquele álbum com o fotógrafo.

Além disso, o cenário pode dizer muito sobre o estilo do casal.

Mini Wedding Em Locais Temáticos

Já pensou realizar o seu casamento em um museu? Ou em um castelo? Ou, até mesmo, naquele local histórico?Sim, tudo isso é possível. A logística é um pouco mais complicada, mas existem algumas agências especializadas nesse tipo de casamento e que podem dar uma ajuda.

Já pensou fazer o seu casamento em um boteco? Essa foi a escolha da Carol e do Samuel, que vieram do Rio de Janeiro e recriaram todo o clima carioca dentro de um bar em Porto Alegre

Mas eu começaria tentando fazer um contato direto e explicando sobre a intenção de fazer o casamento lá. Nós pensamos fazer o nosso em uma cervejaria, assim como nossos amigos, Ana e Vini, fizeram.

Seja qual for a sua opção de local, lembre que o fotógrafo e o cinegrafista serão os responsáveis pelo Storytelling de tudo. Por isso, você precisa mesmo se dar muito bem com eles. Precisam fechar com o estilo do casal.

Já que você optou por fazer um investimento mais direcionado do seu orçamento, opte por qualidade. Mini Wedding não é, necessariamente, sinônimo de casamento com Low Budget. Mas se esse for o caso, vale mais colocar o dinheiro nas coisas que realmente importam e que vão dar o tom do seu casamento.

Buffet

Capriche! Esse é um dos pontos importantes para fazer com que os convidados se sintam bem. Seja finger food ou uma opção mais gourmet, o importante é que seja variado e bem feito. A variedade permite que se atenda aos diferentes gostos dos convidados.

Decoração

Se você optou pelo casamento a céu aberto ou em um local temático, isso pode ser bom caso queira gastar menos com a decoração. Afinal de contas, a idéia é valorizar o local e não a decoração. 

Mas a decoração feita à mão é muito bem vinda, pois fará com que os convidados se sintam mais especiais por receberem algo feito por vocês.

Por outro lado, se você está realizando um Mini Wedding mais luxuoso, a decoração precisa condizer com o estilo do casamento. Nesse caso, separe uma parte maior do orçamento para esse item.

Música

A música faz toda a diferença no clima da festa.

Se você pretende cuidar por conta própria do que vai tocar no dia do casamento, tenha em mente que alguém precisa ficar responsável por "dar o play na Playlist do Spotify".Essa opção pode ser interessante se o clima do seu casamento será mais informal.Mas se pretende que a música seja um dos pontos altos da festa, talvez seja interessante você pensar em contratar um DJ, uma Banda, um grupo de músicos ou, quem sabe, todos eles.

O seu gosto é muito importante na escolha das músicas; mas lembre que, se a idéia é agradar os convidados, é preciso saber o que eles gostam. Como o número de pessoas é menor, você tem mais chances de acertar nessa escolha.

Protocolos

Seu casamento é mais tradicional? Talvez não haja tanto espaço para a quebra de protocolos.Por outro lado, se sua cerimônia é feita para refletir a personalidade dos noivos, não há limites para a quebra de protocolos.Ok... há um certo limite. Só lembrem de dizer sim e de dar o beijo!

Fotografias

Sim, essa frase é verdadeira: Fotografia é tudo que fica do seu casamento.

E mais importante: é a história daquele dia contada por alguém.Por isso a escolha do seu fotógrafo é tão importante.Converse bastante com ele. Faça com que ele saiba cada detalhe da sua vida, do que você busca, suas ansiedades e expectativas.

Ele será a figura presente em cada momento daquele dia, é a pessoa responsável pelo storytelling.

Escolha o profissional que combine com o seu estilo, mesmo que isso possa custar um pouco mais do que você pensou.

A sua história é única e precisa de alguém que seja capaz de entender vocês e transcender isso na fotografia.

Gostou das dicas para começar a organizar o seu Mini Wedding?

Já fotografamos várias cerimônias desse tipo e podemos contar a sua história. Clique aqui para falar conosco! 

A Helene e o Rafael escolheram um hotel para fazer o seu Mini Wedding.

E se você acabou de definir que vai casar e não sabe por onde começar, então leia esse post que preparamos especialmente para você!

Vinícius Vogel

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br

25 Jul 2017

Dicas Para Noivas - É Hora De Falarmos Sobre Mini Wedding

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamento ao ar livre casamento ar livre destination wedding dica dicas de casamento diy do it yourself fotografia casamento lisboa fotografia casamento portugal fotografo casamento cascais fotografo casamento lisboa fotografo casamento porto fotografo cascais fotografo lisboa fotografo porto fotografo portugal mini wedding mini-wedding storyteller storytelling wedding

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2023

Quanto Tempo Antes Devo Começar a Organizar Minha Festa ou Evento?

12 de Set de 2023

Dicas para Noivas - 5 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Fazer as Fotos Com Convidados

12 de Set de 2023

Casamento de Dia - 6 Motivos para fazer o seu casamento durante o dia

Oi, tudo bem? Quer falar direto comigo? Então manda mensagem por aqui direto pro meu WhatsApp que eu te respondo o mais rápido possível.
Logo do Whatsapp