11/12/2023 às 13:53

Dicas Para Noivas - Cerimoniais de Casamento - Parte 1

1901
6min de leitura

É quase redundante dizer que um dos principais momentos da vida de um casal é o dia do casamento. Desde o dia do grande pedido ou a decisão conjunta de casarem, a rotina muda, as prioridades se direcionam, basicamente, para a organização do casamento e cada centavo é destinado única e exclusivamente para a concretização do sonho.

E por ser um sonho, queremos que ele seja o mais perfeito possível. Cada detalhe, cada momento deve ser muito bem planejado.

Então, é hora de começar a colocar tudo no papel. Ok... deu mais de uma página... duas... três... Gente, esse negócio tá longo, parece um roteiro!Quando você se der conta da quantidade de coisas envolvidas na organização do casamento, vai querer pedir ajuda daquela amiga que já organizou o casamento dela e passou por tudo isso. Certo que ela terá dicas boas pra dar.Acredito que a dica mais provável que ela vá te dar é:

- “Miga, contrate uma especialista! Eu tentei fazer tudo por conta e foi um estresse, mal consegui curtir.

Mas se a sua amiga é daquelas pessoas que gostam de botar a mão na massa, o mais provável é que ela te diga:

- “Miga, deixa comigo!”

Tá, mas e então? Contratar ou não contratar uma organizadora? E qual a diferença entre uma organizadora e uma cerimonialista? Esse é um assunto que aprofundaremos mais em outro post, mas de forma resumida:

- Organizadora (ou em alguns casos wedding planner): é a pessoa que vai te ajudar a organizar todos os detalhes do casamento. Ela vai conversar com você, entender sua necessidade, seu sonho e, da melhor forma possível, vai resolver todos aqueles problemas que você tiver que lidar, contratar os profissionais que você precisa para o dia, ajudar nas decisões para a festa, etc.

- Cerimonialista: é a pessoa que vai te ajudar com o cerimonial do dia do casamento. Pode ser contratada apenas para a festa, ou para a Igreja e para a festa (algumas Igrejas exigem a contratação da cerimonialista da casa).

E como a maior parte das vezes que você vai a um casamento você está muito envolvida chorando junto com a sua melhor amiga que é a Noiva, provavelmente você não parou pra prestar atenção em como é o cerimonial dentro da Igreja/Templo/Sinagoga.

Pensando nisso nós resolvemos explicar aqui um pouco de como é cada um dos ritos das principais religiões:

Casamento Católico

No casamento católico é preciso definir se a cerimônia será junta mente com a Missa ou apenas a celebração do casamento. A diferença entre as duas opções é que, no casamento com Missa, os ritos seguem o tradicional da Missa, incluindo a distribuição da hóstia que fica limitada mais aos Noivos, pais e padrinhos.

Essa escolha normalmente é feita por casais que tenham um vínculo maior com a religião, sejam praticantes e, em muitos casos, participam daquela paróquia.

Quanto à entrada na Igreja ou Capela, existem diferentes opções. A mais comum é:

- O Noivo com sua Mãe;- Mãe da Noiva com o Pai do Noivo;- As Madrinhas e Padrinhos;- As Damas;- A Noiva deslumbrante com seu Pai chorando e sorrindo ao mesmo tempo.

Uma outra forma de organizar a entrada é inverter a ordem dos padrinhos com a mãe da Noiva e o pai do Noivo:


- Padrinhos;- Mãe da Noiva com o Pai do Noivo;- Noivo com a Mãe- As Damas;- A Noiva, que continua deslumbrante e o Pai dela que continua muito emocionado.

Por fim, temos uma opção que é um pouco mais recente que está crescendo bastante:


- Os Pais do Noivo entram junto com o Noivo;- Casais de Padrinhos;- As Damas- A Noiva, deslumbrante mas muito ansiosa entre a Mãe e seu Pai que já está quase desmaiando de emoção.

Uma coisa muito importante são os ensaios pré-casamento. Se possível, marque eles próximo da data para manter vivo na memória tudo o que você ensaiou.Faça todos os ajustes necessários, converse com o Padre, com a Cerimonialista, tire suas dúvidas.

A entrada:

De que lado eu fico?A noiva fica do lado direito. Isso serve para diferenciar das demais mulheres, que ficam do lado esquerdo dos homens.

Lembre de entrar sem correr. O Amor da sua vida está lá no altar e espera por você, mas não precisa ir correndo! Aproveite bem cada segundo da entrada, fixe os olhos no Noivo. Ele (e todos os convidados) estarão com os olhos voltados pra você. Lembre do ensaio!

Quando você chegar em frente ao altar, o Noivo vai cumprimentar seu Pai que, por sua vez, vai confiar você àquele rapaz sorridente e com os olhos cheios de lágrimas que está tentando se segurar em cima das pernas.

No Altar:

A Noiva fica do lado esquerdo (junto com seus pais e padrinhos). O Pai do Noivo que fazia companhia pra Mãe da Noiva cede discretamente o lugar para o Pai da Noiva e vai fazer companhia para a Mãe do Noivo (parece confuso, mas você vai ver que não é).

Com isso, o Noivo fica do lado direito, junto com os seus padrinhos e pais.

As Damas vão ficar do lado esquerdo enquanto o Pajem fica do lado direito (afinal, ele que vai entregar a aliança pro noivo).

A Celebração:

Durante a Celebração do Casamento, o Padre vai falar sobre a importância do casamento. Qual o seu significado dentro da fé e para a vida do casal. Ele lerá algumas passagens bíblicas e haverá músicas (que em alguns casos podem ser músicas escolhidas pelo casal sem serem músicas litúrgicas. Essa é uma combinação que varia muito conforme o entendimento de cada Padre).

Quando chegar o momento de dar as mãos, aí a coisa é séria! Ele (o Padre) vai pedir para vocês confirmarem que querem casar um com o outro e darem as mãos. Se o seu noivo não desmaiar aqui, ele deve ir até o fim sem maiores incidentes. O Pajem traz as alianças, e é o momento da Benção das Alianças.E é nesse momento que vocês se tornam Marido e Mulher!Após esse momento, o Padre pode pedir que a comunidade ore sobre o casal e, depois, encerra a cerimônia e você pode, pela primeira vez, beijar o seu Marido (ou Esposa, se quem está lendo isso é um noivo).

A Oficialização

Vocês estão casados perante Deus. É necessário, também, um papel que confirme isso. Esse é o momento das assinaturas. Normalmente isso é feito no próprio altar ou, em alguns casos, em uma mesa auxiliar ou na Sacristia.Enquanto os pais e padrinhos assinam, você e o noivo aproveitam com o fotógrafo pra fazer umas fotos no altar (aquela foto que vai ficar no porta retrato).

Saindo da Igreja

Agora é o momento da saída triunfal, em que todo mundo já está com sorrisos de orelha a orelha e esperando para abraçar vocês!

O Fotógrafo de Casamento fará uma linda foto do casal com os Pais, Padrinhos, Pajem e Damas em frente ao altar.Na hora de sair, os primeiros são os Pais do Noivo, os Pais da Noiva, Padrinhos, Damas, Pagens e... o casal, claro!Esse é o momento que você precisa lembrar, caso tenha combinado com o fotógrafo, de parar na entrada da Igreja (antes de sair) ou embaixo do mezanino para fazer aquela foto linda!

Por fim, a saída onde vocês serão acolhidos com arroz, bolhas de sabão, fogos ou alguma outra surpresa que os padrinhos tenham preparado pra vocês.

Se você passou por tudo isso, parabéns! Você está casada!

Agora que você já sabe como pode ser o cerimonial no dia do seu casamento, tem o vestido de noiva perfeito e sabe porque é importante contratar o fotógrafo ideal para o seu casamento, é só se preparar e curtir muito o grande dia!

Ficou com alguma dúvida? Quer conversar conosco sobre o seu casamento?


Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br

11 Dez 2023

Dicas Para Noivas - Cerimoniais de Casamento - Parte 1

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento porto alegre casamento religioso casamento rs casamento serra gaúcha cerimonial cerimonial de casamento cerimonialista dica casamento dicas de casamento dicas para noivas fotografo casamento porto alegre fotógrafo Porto Alegre igreja planejamento de casamento planejar casamento sinagoga vinicius vogel fotografo

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2023

5 Dicas para Fazer um Casamento dos Sonhos Gastando Menos do que Você Imagina

12 de Set de 2023

5 Dicas Para Escrever os Votos de Casamento

12 de Set de 2023

Dicas para Noivas - Afinal, Maio é o mês das Noivas?

Oi, tudo bem? Quer falar direto comigo? Então manda mensagem por aqui direto pro meu WhatsApp que eu te respondo o mais rápido possível.
Logo do Whatsapp