Imagem capa - Dicas para Noivas - Afinal, Maio é o mês das Noivas? por Vinicius Vogel

Dicas para Noivas - Afinal, Maio é o mês das Noivas?

Com certeza você já ouviu falar que "maio é o mês das noivas". Mas será que é mesmo?


Nos países do hemisfério norte Maio é um mês muito importante para os costumes populares. É o mês da chegada das flores, onde a natureza é homenageada pois chega na sua plenitude. Com o tempo, esses elementos foram associados à celebração do amor no casamento. As flores começaram a ser utilizadas em arranjos, guirlandas, tiaras e por fim, o buquê. Alguns historiadores dizem que essa também era a época em que, depois de um período prolongado de frio, as pessoas aproveitavam para voltar a tomar banho... e para completar, a noiva utilizava o buquê junto à cintura, e uma guirlanda com flores de laranjeira, para ficar perfumada.


No Sul do Brasil, Maio é um mês com temperaturas amenas pois o inverno se aproxima. Por isso, muitas noivas optam por marcar seus casamentos para depois do frio, em Outubro ou Novembro.

E com o fim do frio vem também a fartura, outro motivo para comemorar. Na Antiguidade não se poupavam bebidas e comidas. Um dos pratos tradicionais era um bolo de aveia ou cevada: o precursor do bolo de casamento.


Antigamente os bolos de casamento eram feitos com aveia ou cevada. Hoje, os bolos são nos mais diversos sabores e acantos, sendo um dos pontos mais importantes da decoração do casamento


Outro motivo para Maio ter a fama de ser o Mês das Noivas é a comemoração do mês das Mães, pois para a Igreja Católica maio é o mês dedicado à Maria. O dia das mães foi oficializado no Brasil na década de 30, a pedido de um grupo feminista, buscando valorizar a importância das mulheres na sociedade. Em seguida, o então Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que essa data também fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica.


O buquê de casamento vai sempre próximo à cintura.



No Brasil a maior parte dos casamentos é marcada para o segundo semestre, também em função do clima. O mês campeão, segundo o IBGE, é Dezembro, seguido pelo mês de Setembro e só então, Maio. 

Independente do mês que você escolheu para casar, lembre-se das nossas dicas para planejar a cerimônia de acordo com o clima da estação. Nos dias atuais é possível realizar a cerimônia na data que você escolher, se contar com uma estrutura que possa proteger vocês e os convidados do frio ou da chuva, por exemplo. 


Com a chegada dos meses mais quentes, as cores voltam e você pode, até, fazer um Casamento ao Ar Livre



Como fotógrafos, queremos oferecer o nosso melhor para vocês nesse dia especial, e por isso trabalhamos com um número limitado de casamentos por ano. Cada casal atendido é único e a nossa dedicação nesse dia é exclusivamente para atendê-los com muito carinho, sem limite de horas! Por isso, as noivas tem nos procurado com cada vez mais antecedência para garantir a reserva da sua data. Já tivemos noivos que nos contrataram antes mesmo de ter fechado o dia do casamento! Mas isso é outra história, que essa noiva linda vai contar para vocês aqui no blog, em breve!


Gostou de saber dessas curiosidades?

Em que mês será o seu casamento?

Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br