25/07/2017 às 21:40 Formaturas

Dicas Para Sua Formatura - Beca

7584
3min de leitura

FORMATURA: DIA DE USAR AQUELA BECA PARA SAIR BEM NA FOTO!

"Nossa, essa beca ficou muito legal em você!"

"Vamos fazer uma foto bem legal! Segure o barrete para cima!"

Beca? Barrete? WTF?  :)

Bem, vamos começar explicando tudo isso: o barrete, que em alguns lugares também é chamado de capelo, é o chapéu com pingente que você vai receber no momento da outorga de grau, no mesmo momento em que forem entregar o canudo. O protocolo ensina que o pingente deve ser posicionado acima do ombro esquerdo. Aposto que você não sabia, né? Não se preocupe, a grande maioria não sabe :)

Ou seja, o chapéu vai ficar em "diagonal", e não reto com o seu rosto. 

A beca é a vestimenta, geralmente preta e que vai até o calcanhar, com mangas logas até os dedos das mãos, em alguns lugares, como algumas universidades de Porto Alegre, é chamada de toga. Mas, por tradição, o termo toga é mais utilizado para as liturgias jurídicas.

E você ainda vai usar uma faixa abdominal, que varia conforme a cor do seu curso, e pode variar conforme a instituição em que você estiver se formando.

E o canudo... bem... o canudo é o canudo!  

Faz parte do cerimonial da formatura utilizar esta vestimenta e seguir aquele protocolo que quem já foi em formaturas conhece: a entrada dos participantes da mesa, entrada dos formandos, hino nacional, juramento, discursos... e por aí vai.

Toga e Barrete: Algumas Dicas que Fazem a Diferença:

Na hora de escolher o que você vai usar por baixo da beca, prefira roupas com pouco volume (meninas: evitem vestidos mais armados).

Para o cabelo, uma sugestão é também evitar penteados que possam atrapalhar o momento de colocar o barrete. Mas vamos falar de roupas e penteados em outro post. :)

No dia da prova da toga, fique atento para garantir que a vestimenta não ficou muito comprida, pois isso pode atrapalhar você na hora de caminhar e subir escadas, por exemplo. Se você for usar um sapato com salto no dia da cerimônia, leve esse detalhe em consideração para garantir que a toga não ficará nem curta demais, nem muito comprida.

Dicas para Fotos com a Beca

Contratar um fotógrafo profissional e experiente para a sua formatura é fundamental (lembra da nossa outra sobre como escolher o seu fotógrafo para a formatura? Você pode ler, novamente, essa postagem clicando aqui!). No dia da cerimônia é super importante que você esteja à vontade, então nós temos como prática chegar cedinho para poder acompanhar tudo. E sempre dá tempo de dar uma escapadinha antes da entrada oficial para fazer fotos suas: aquele retrato lindo que você vai deixar no porta-retrato, as fotos com a família e amigos... 

Quando estiver chegando a hora, estaremos lá para registrar aquele momento em que chamarão o seu nome, vai tocar bem alto aquela música que você escolheu especialmente para esse dia e você vai finalmente receber o tão sonhado canudo. E não esqueça do barrete, o "chapéuzinho" que vão colocar em você e que no final todo mundo quer jogar pra cima.

Só tome muito cuidado, pois ele volta! Então, desvie o rosto para não se machucar.

E o principal: aproveite, comemore e curta cada segundo!

Gostou dessas dicas? Quer saber mais? Fale com a gente!

E se quiser ver outras dicas para organizar a sua formatura, você pode começar por esse post aqui!

Um abraço e até a próxima dica!

Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br

25 Jul 2017

Dicas Para Sua Formatura - Beca

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

barrete beca canudo colação de grau dicas formatura formatura toga

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2023

Quanto Tempo Antes Devo Começar a Organizar Minha Festa ou Evento?

25 de Jul de 2017

Preparando Sua Formatura? Aqui Vão Algumas Dicas Para Que Tudo Seja Um Sucesso.

26 de Jul de 2017

Dicas Para Sua Formatura - Com que Roupa Eu Vou

Oi, tudo bem? Quer falar direto comigo? Então manda mensagem por aqui direto pro meu WhatsApp que eu te respondo o mais rápido possível.
Logo do Whatsapp