12/09/2023 às 21:13

Dicas para Noivas - Afinal, Maio é o mês das Noivas?

2084
3min de leitura

Com certeza você já ouviu falar que "maio é o mês das noivas". Mas será que é mesmo?

Nos países do hemisfério norte Maio é um mês muito importante para os costumes populares. É o mês da chegada das flores, onde a natureza é homenageada pois chega na sua plenitude. Com o tempo, esses elementos foram associados à celebração do amor no casamento. As flores começaram a ser utilizadas em arranjos, guirlandas, tiaras e por fim, o buquê. Alguns historiadores dizem que essa também era a época em que, depois de um período prolongado de frio, as pessoas aproveitavam para voltar a tomar banho... e para completar, a noiva utilizava o buquê junto à cintura, e uma guirlanda com flores de laranjeira, para ficar perfumada.

No Sul do Brasil, Maio é um mês com temperaturas amenas pois o inverno se aproxima. Por isso, muitas noivas optam por marcar seus casamentos para depois do frio, em Outubro ou Novembro.

E com o fim do frio vem também a fartura, outro motivo para comemorar. Na Antiguidade não se poupavam bebidas e comidas. Um dos pratos tradicionais era um bolo de aveia ou cevada: o precursor do bolo de casamento.

Antigamente os bolos de casamento eram feitos com aveia ou cevada. Hoje, os bolos são nos mais diversos sabores e acantos, sendo um dos pontos mais importantes da decoração do casamento

Outro motivo para Maio ter a fama de ser o Mês das Noivas é a comemoração do mês das Mães, pois para a Igreja Católica maio é o mês dedicado à Maria. O dia das mães foi oficializado no Brasil na década de 30, a pedido de um grupo feminista, buscando valorizar a importância das mulheres na sociedade. Em seguida, o então Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que essa data também fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica.

O buquê de casamento vai sempre próximo à cintura.

No Brasil a maior parte dos casamentos é marcada para o segundo semestre, também em função do clima. O mês campeão, segundo o IBGE, é Dezembro, seguido pelo mês de Setembro e só então, Maio. 

Independente do mês que você escolheu para casar, lembre-se das nossas dicas para planejar a cerimônia de acordo com o clima da estação. Nos dias atuais é possível realizar a cerimônia na data que você escolher, se contar com uma estrutura que possa proteger vocês e os convidados do frio ou da chuva, por exemplo. 

Com a chegada dos meses mais quentes, as cores voltam e você pode, até, fazer um Casamento ao Ar Livre

Como fotógrafos, queremos oferecer o nosso melhor para vocês nesse dia especial, e por isso trabalhamos com um número limitado de casamentos por ano. Cada casal atendido é único e a nossa dedicação nesse dia é exclusivamente para atendê-los com muito carinho, sem limite de horas! Por isso, as noivas tem nos procurado com cada vez mais antecedência para garantir a reserva da sua data. Já tivemos noivos que nos contrataram antes mesmo de ter fechado o dia do casamento! Mas isso é outra história, que essa noiva linda vai contar para vocês aqui no blog, em breve!

Gostou de saber dessas curiosidades?

Em que mês será o seu casamento? Se já tem a sua data, aproveita pra agendar ela conosco também. É só clicar aqui e mandar um oi que a gente conversa.

Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br

12 Set 2023

Dicas para Noivas - Afinal, Maio é o mês das Noivas?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento curiosidades casamento dicas casamento dicas para noivas dúvidas casamento maio mês das noivas

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2023

5 Dicas para Fazer um Casamento dos Sonhos Gastando Menos do que Você Imagina

12 de Set de 2023

5 Dicas Para Escrever os Votos de Casamento

12 de Set de 2023

Casamento de Dia - 6 Motivos para fazer o seu casamento durante o dia

Oi, tudo bem? Quer falar direto comigo? Então manda mensagem por aqui direto pro meu WhatsApp que eu te respondo o mais rápido possível.
Logo do Whatsapp