Imagem capa - Preparando Sua Formatura? Aqui Vão Algumas Dicas Para Que Tudo Seja Um Sucesso. por Vinicius Vogel
Formaturas

Preparando Sua Formatura? Aqui Vão Algumas Dicas Para Que Tudo Seja Um Sucesso.

Se você está quase arrancando os cabelos de preocupação com o TCC, no último semestre da faculdade, pensando que a semana poderia ter mais alguns dias, o dia mais algumas horas, que as horas poderiam passar mais devagar, preocupado(a) se vai ser efetivado(a) no emprego pois o estágio termina junto com a formatura... isso significa que você, muito provavelmente, é um(a) formando(a).

Significa, também, que além das preocupações normais da faculdade, do TCC, do estágio, da vida social, de dar atenção para a família, para o amor da sua vida e para os catioríneos, você ainda precisa se dedicar a fazer a bendita prova de togas, as fotos de convite, as fotos com a turma, participar das festas de final de semestre, os churrascos, e... organizar a recepção.

Sim! É muita coisa. Mas você dá conta e, depois que tiver passado essa fase, vai perceber que cada segundo valeu a pena.

E para tentar facilitar um pouco a sua vida no processo de organização da sua festa e até no dia da formatura, preparamos aqui algumas dicas muito úteis.

À propósito, esse é um daqueles posts que terão algumas atualizações ou segunda parte, portanto, salve nos seus favoritos e volte aqui de vez em quando.


Turma de Formandos na foto oficial


A Primeira Preocupação De Todas: A Comissão De Formatura


A comissão de formatura é aquele grupo de formandos que vai assumir a frente das negociações com fornecedores e colegas para organizar a colação de grau e, em alguns casos, a recepção da turma.

Fazer parte da comissão pode ter algumas vantagens: 

  • fazer parte do processo de decisão
  • saber antes das coisas
  • ficar conhecido entre os colegas
  • criar novos relacionamentos dentro da turma

Por outro lado, pode ser beeeeeeeem estressante. Se você faz questão de estar a par de cada detalhe da formatura, tem facilidade de gerir e conciliar o gosto de muitas pessoas, está pronto para ouvir coisas que não gostaria e seguir a vida, tem um bom relacionamento e quer mesmo assumir a tarefa, faça parte da comissão. Caso contrário, pense bem.


Retratos com a toga e o barrete nunca saem de moda! E são perfeitos para uma foto de perfil no facebook ou num porta retratos.


A Data


Sem ela nada se define. Mas isso, querendo ou não, depende muito da universidade, pois em várias delas as datas são definidas por sorteio. Outras definem as datas em função da quantidade de formandos, entre outros critérios.

Tendo a data definida, você poderá negociar com os fornecedores, definir o local para a festa, contratar a produtora e, é claro, pedir para os amigos e familiares guardarem aquela data para comemorar com você.



Lembre de levar o canudo para a festa! Esse é o momento de fazer retratos mais descontraídos.


Fornecedores


Há dois momentos quando falamos de fornecedores: a Colação e a Recepção

Não necessariamente os fornecedores que atenderão à colação são os mesmos que atenderão à recepção.

Caso sua turma (e você) optem por fazer tudo em conjunto, algumas vezes uma produtora é capaz de dar conta de todo o recado.

É importante conferir os pacotes incluem:

Por um lado, há a vantagem de concentrar tudo e ter menos coisas para gerir. Outra vantagem pode ser o valor, já que vocês estarão fechando um pacote maior de serviços e isso torna a barganha mais fácil.

Por outro lado, você estará sujeito a ter um serviço igual ao de todos os outros ou algo que você não gostaria e ter que aceitar um produto meio a contragosto.


Nas fotos, por exemplo: as produtoras trabalham com profissionais freelancer e não há um vínculo com você.

Justamente por não conhecer sua história e sua personalidade, as fotos que você vai receber são padronizadas, iguais às de todos os outros colegas, como a foto segurando o canudo próximo ao rosto, a foto erguendo o canudo, etc.

Por isso muitas pessoas optam por contratar fotógrafos profissionais particulares.

Quando os formandos nos procuram e pedem que sejamos seus fotógrafos, o que buscam é justamente uma forma criativa de contar a história de um dos dias mais importantes de suas vidas.
Por isso conversamos muito e, no dia da formatura, passamos o tempo inteiro dedicados a contar aquela história única, algo que será exclusivo, diferente de todos os outros colegas.
Para ver mais dicas de como escolher o fotógrafo da sua formatura, clique aqui.


Outro exemplo é a música: você pode querer fazer uma festa para os seus amigos e quer que a seleção de música conte apenas com hits dos anos 70/80.

Caso a sua opção seja por fazer uma recepção com um grupo de amigos ou a turma toda, é possível que algumas pessoas optem por tocar outros estilos que você não goste, o que não seria um problema. Mas se esse estilo dominar a festa, pode estragar a sua experiência e do seu grupo de amigos.


Por isso é muito importante pensar antes no tipo de festa que você quer oferecer aos seus convidados.

E já que falamos em convidados...



O barrete é, sem dúvida, uma peça fundamental no traje do formando. Mas lembre de não bagunçar muito o cabelo quando for colocar ele para fazer fotos!


 Os Convidados


Aqui entra um ponto crucial para quem pretende fazer uma celebração que marque positivamente o grande dia.

Quem você vai convidar? Quantas pessoas serão? 

Se o orçamento não é um problema, talvez você não tenha limite quanto ao número de convidados.
Mas posso contar aqui como foi a minha experiência na hora de organizar a minha recepção:


Vamos fazer uma jantinha básica para o núcleo familiar. Mas seria tão legal convidar aqueles amigos que me acompanham desde sempre... são só mais alguns...  Ok, então quem sabe a gente sai pra comemorar em um restaurante, cozinhar pra tanta gente assim nem teria espaço em casa mesmo. Ah! mas tem mais os colegas da faculdade que vão se formar só no outro semestre. E aqueles que já se formaram. Mas... tem também o pessoal do grupo de música. E tem os amigos do trabalho. Ah, e tem os familiares do interior...


Sim, fácil assim, uma jantinha que teria apenas 10 pessoas se transformou em uma janta para 72. E já que teríamos 72, pode ser que tragam seus pares.

Isso pode pesar (e pesa) muito no orçamento final.

Por sorte, como fotógrafo, tenho outros amigos fotógrafos e essa parte foi fácil de resolver.

Mas a grande dica aqui é: priorize os amigos, não os conhecidos.


Não contenha sorrisos! Deixe a emoção rolar!


Antecedência


Planejar as coisas com antecedência pode economizar bastante dinheiro e evitar incômodos. Também nos garante ter uma maior gama de locais e fornecedores para pesquisar.
Além disso, os detalhes não ficam de lado, pois uma festa de última hora pode ser, além de cara, sem tantas coisas quanto gostaríamos de ter ou ter coisas que não gostaríamos que estivessem ali.


Se tiver que agradecer a alguém, agradeça!


O Grande Dia: A Tão Esperada Formatura


As pessoas sempre nos dizem: aproveite bem o dia! É o seu momento! Durma bem na véspera para não ficar cansado na festa.

Sinceramente eu não consegui dormir direito na sexta-feira só esperando o sábado. Estava bem ansioso.

Quando consegui pegar no sono, foi por poucas horas.
Minha formatura era bem cedo, então tive que ir no início da tarde para o Salão de Atos da Universidade (as produtoras sempre pedem pra que cheguemos 2 a 3 horas antes mesmo que para ficar parados lá sem ter muito o que fazer).

Mas o tempo passa muito rápido. Rápido mesmo.
Quando me dei por conta, já estava na fila, togado, a caminho do palco.

"Aproveite bem o dia".
Você só vai se dar conta que está se formando quando já estiver com o canudo na mão, sentado de volta no seu lugar alguns minutos após ter, de fato, colado grau. É MUITO rápido. Mesmo.

Você mal conseguirá sentir o gostinho. Por isso, foque o máximo que puder naquele momento.

É algo incrível. E não dê muita bola se alguém da organização tentar apressar você dizendo que tem apenas alguns segundos. Aquele momento é SEU.

Você lutou por aquilo.

Mas ficamos muito empolgados, muito entusiasmados. Às vezes mal nos damos conta do que está acontecendo e esquecemos de algumas coisa.

Por isso aqui fica o conselho de alguém que já se formou e que trabalha com formaturas há mais de 13 anos: contratar um(a) fotógrafo(a) não é supérfluo. Fotógrafos experientes estão ali para garantir que você tenha todos registros com todos os seus amigos e familiares.


Você pode me questionar: Vini, mas é pra isso que a gente contrata a produtora.
E eu concordo. Mas a produtora está lá para garantir algumas fotos no palco, algumas fotos de estúdio e, na entrada e na saída, fazer as fotos que os formandos pedem. Mas nem sempre você vai lembrar de fazer fotos com todos. E mesmo que lembre, nem sempre o contingente de fotógrafos disponibilizado pela produtora é suficiente para atender todos os formandos.


E você pode me questionar mais uma vez: Vini, você fala isso porque você é fotógrafo e tá vendendo o seu peixe.

Mais uma vez, eu concordo. Mas muito além de vender nosso peixe, a Maggie e eu queremos que você tenha registros verdadeiros os melhores momentos da sua vida. Dou esse conselho como fotógrafo, sim. Mas dou esse conselho, também, como um profissional experiente, mais importante, como alguém que viveu muito essas experiências e gostaria de dividí-las com você.


A colação de grau passa como um piscar de olhos.
Talvez o momento que você consiga aproveitar mesmo seja a festa, quando a tensão toda já passou.

A festa, meu amigo, minha amiga... Essa é a parte que vai servir para você comemorar com as pessoas mais importantes da sua vida.

E se as dicas desse post serviram pra ajudar, talvez a sua festa seja a próxima para postarmos aqui no site!


Se você leu tudo isso e se identificou, fale conosco e vamos, juntos, transformar a SUA formatura na melhor de todas!
Solicite agora um orçamento!


E se você salvou esse post nos seus favoritos, volte para checar por atualizações!




A Amanda pode abraçar os pais e receber o diploma das mãos deles.


O momento tão esperado e que passa como um piscar de olhos.


Quando terminar a colação, é hora de jogar o barrete para cima. Mas lembre, tudo que sobe, desce. Então, cuide para não machucar o rosto (sim, isso é um conselho sério).

Um abraço


Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br