Imagem capa - 5 Dicas para Escolher o Fotógrafo da Sua Formatura por Vinicius Vogel
Formaturas

5 Dicas para Escolher o Fotógrafo da Sua Formatura



Estamos chegando em mais uma temporada de formaturas e você que é formando deve estar com a cabeça cheia de dúvidas e coisas para resolver.
Pra facilitar a sua vida e permitir que você foque no TCC, resolvemos criar algumas dicas para tornar a sua comemoração ainda mais especial.
Hoje a dica é sobre a escolha de um dos profissionais mais importantes para sua festa: o fotógrafo.


Depois de tantos anos de estudo, horas de trabalhos em grupo, inúmeras noites viradas se preparando para as provas, e algumas milhares de páginas de livros e artigos para escrever o  bendito TCC, chogou a hora de comemorar... E MUITO!


E AGORA?


Agora que tudo isso passou, você com certeza merece a melhor festa do mundo! Esse é um momento único na vida, pois de forma geral, mesmo quem segue uma carreira acadêmica não irá ter outras cerimônias de formatura, fotos, jantar e baile ou festa com os familiares e amigos. A não ser, é claro, que você faça uma segunda graduação.


FOTOGRAFIA: GUARDE ESSE MOMENTO PARA SEMPRE


Quem já se formou sabe que o dia da cerimônia passa VOANDO! Entre muitas emoções você vai sentir aquele friozinho na barriga na hora de entrar com a turma, e aquele friozão na barriga na hora de levantar para receber o seu diploma. Mas vai parecer que passou em um piscar de olhos!


Por isso, mesmo que exista uma produtora responsável pelas fotos protocolares, muita gente nos procura para contar a história completa, que pode começar já na prova de togas, passando pelo making of, a própria cerimônia e a tão esperada festa.


MAS PORQUE CONTRATAR UM FOTÓGRAFO SE EU JÁ TENHO PRODUTORA?


Contratar um fotógrafo particular permite que você tenha sua história contada por alguém que para isso com um olhar exclusivo, feito sob medida para você. Suas fotos serão únicas e diferentes das fotos dos outros colegas.

Se, por um lado a produtora terá fotos que o seu fotógrafo particular não conseguirá fazer, como em cima do palco, por exemplo, por outro lado, o seu fotógrafo já terá conversado com você inúmeras vezes, além de conhecer o seu gosto, o seu melhor ângulo, quais as pessoas importantes, vai passar o tempo todo com você e será capaz de contar a sua história em detalhes.




Ao longo de todos os anos de experiência, percebemos a importância de alguns detalhes que fazem toda a diferença. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a escolher o profissional que vai atender e superar  a suas expectativas:


1 - Conhecendo o trabalho: veja as fotos do portfólio: marque uma reunião (que pode ser presencial ou até por Skype) para conhecer a forma de narrativa do seu profissional. Conhecer o seu profissional pessoalmente faz toda a diferença, afinal, você precisa saber se vai gostar de quem será o responsável por contar a sua história. Além disso, tem os álbuns: são tantos modelos diferentes, tantos tipos de papel! Isso faz diferença mesmo? E esse tipo de dúvida você só vai esclarecer conversando com alguém. Lembre-se de que esses momentos serão únicos, e contratando um fotógrafo(a) experiente você estará mais tranquilo no dia.


- Entenda que existem muitas formas de contar uma história: cada fotógrafo tem um estilo. O Seu fotógrafo tem uma abordagem fotojornalística, documental, clássica ou descontraída? Veja qual se encaixa na sua expectativa. Nós, por exemplo, baseamos nosso trabalho em Storytelling, por isso gostamos de construir um relacionamento com você e, no dia, não nos preocupamos com limite de horas. 


3 - Procure contratar com antecedência: Sempre que possível, pesquise e contrate o fotógrafo com antecedência. O nosso "estoque" de datas disponíveis é limitado, e além disso podemos negociar com antecedência formas de pagamento que não irão pesar no bolso.


4 - Faça um contrato de serviço: tudo o que vocês combinaram, tanto em termos de serviços (por exemplo: se haverá ensaio de prova de togas, making of, ensaio, colação ou apenas recepção, número de fotógrafos e profissionais, etc) como em termos de produtos (álbum, quadro, pendrive ou apenas entrega através de link, se há um limite de fotos ou não) deve estar especificado em contrato. Também é importante colocar a forma de pagamento e os prazos de entrega. O contrato é a forma mais correta de contratar qualquer serviço.


5 - Não escolha preço, escolha qualidade: a sua formatura é um momento único e para o qual você se dedicou muito. Como você viu na dica 2, cada fotógrafo tem um estilo e isso precisa refletir, também, em qualidade. E quando falo qualidade, isso inclui tanto a qualidade das fotos quanto a qualidade do atendimento que você receberá. 

Você precisa estar seguro com o profissional que contrata sabendo que quando receber as fotos desse momento tão importante, elas sempre te farão reviver um sonho, e não te trazerem para um pesadelo. Por isso, a qualidade deve estar acima de preço.


E aqui vai uma dica bônus que talvez seja a mais importante de todas:


6 - Aproveite cada segundo, pois passa muito rápido: você está com a beca, esperando para entrar na colação e, do nada, já colou grau e está indo para festa. Sério, é muito rápido. por isso, deixe as preocupações de lado e curta com sua família e amigos. Aproveite muito a festa! E todos esses momentos você poderá reviver sempre nas fotos do fotógrafo competente que você escolheu!. 


Temos clientes de longa data que conhecemos a partir da formatura... Depois disso, já clicamos muitos outros momentos da vidas deles: ensaio do casal, casamento, aniversário dos filhos e muito mais.

Esses clientes também acabam nos indicando para outros clientes, e assim vamos conhecendo a cada dia mais pessoas maravilhosas, que nos dão a honra de contar suas histórias. 


Gostou dessas dicas? Se sim, fala pra gente! Manda uma mensagem clicando aqui e aproveita pra perguntar se ainda temos disponibilidade pra fotografar a sua formatura!


Quer mais dicas para a formatura?

Veja como tornar a sua formatura um sucesso, veja esse post 

Está confuso com o que é Beca, Barrete, Toga? Então você precisa ler essa postagem!

Que roupa usar na formatura? Aqui vão algumas dicas: Com que Roupa eu Vou?



Vinícius Vogel

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br