Imagem capa - Dicas Para Sua Formatura - Beca por Vinicius Vogel
Formaturas

Dicas Para Sua Formatura - Beca

FORMATURA: DIA DE USAR AQUELA BECA PARA SAIR BEM NA FOTO!


"Nossa, essa beca ficou muito legal em você!"


"Vamos fazer uma foto bem legal! Segure o barrete para cima!"


Beca? Barrete? WTF?  :)


Bem, vamos começar explicando tudo isso: o barrete, que em alguns lugares também é chamado de capelo, é o chapéu com pingente que você vai receber no momento da outorga de grau, no mesmo momento em que forem entregar o canudo. O protocolo ensina que o pingente deve ser posicionado acima do ombro esquerdo. Aposto que você não sabia, né? Não se preocupe, a grande maioria não sabe :)

Ou seja, o chapéu vai ficar em "diagonal", e não reto com o seu rosto. 


A beca é a vestimenta, geralmente preta e que vai até o calcanhar, com mangas logas até os dedos das mãos, em alguns lugares, como algumas universidades de Porto Alegre, é chamada de toga. Mas, por tradição, o termo toga é mais utilizado para as liturgias jurídicas.


E você ainda vai usar uma faixa abdominal, que varia conforme a cor do seu curso, e pode variar conforme a instituição em que você estiver se formando.







E o canudo... bem... o canudo é o canudo!   







Faz parte do cerimonial da formatura utilizar esta vestimenta e seguir aquele protocolo que quem já foi em formaturas conhece: a entrada dos participantes da mesa, entrada dos formandos, hino nacional, juramento, discursos... e por aí vai.


Toga e Barrete: Algumas Dicas que Fazem a Diferença:


Na hora de escolher o que você vai usar por baixo da beca, prefira roupas com pouco volume (meninas: evitem vestidos mais armados).

Para o cabelo, uma sugestão é também evitar penteados que possam atrapalhar o momento de colocar o barrete. Mas vamos falar de roupas e penteados em outro post. :)


No dia da prova da toga, fique atento para garantir que a vestimenta não ficou muito comprida, pois isso pode atrapalhar você na hora de caminhar e subir escadas, por exemplo. Se você for usar um sapato com salto no dia da cerimônia, leve esse detalhe em consideração para garantir que a toga não ficará nem curta demais, nem muito comprida.



Dicas para Fotos com a Beca


Contratar um fotógrafo profissional e experiente para a sua formatura é fundamental (lembra da nossa outra sobre como escolher o seu fotógrafo para a formatura? Você pode ler, novamente, essa postagem clicando aqui!). No dia da cerimônia é super importante que você esteja à vontade, então nós temos como prática chegar cedinho para poder acompanhar tudo. E sempre dá tempo de dar uma escapadinha antes da entrada oficial para fazer fotos suas: aquele retrato lindo que você vai deixar no porta-retrato, as fotos com a família e amigos... 


Quando estiver chegando a hora, estaremos lá para registrar aquele momento em que chamarão o seu nome, vai tocar bem alto aquela música que você escolheu especialmente para esse dia e você vai finalmente receber o tão sonhado canudo. E não esqueça do barrete, o "chapéuzinho" que vão colocar em você e que no final todo mundo quer jogar pra cima.

Só tome muito cuidado, pois ele volta! Então, desvie o rosto para não se machucar.


E o principal: aproveite, comemore e curta cada segundo!


Gostou dessas dicas? Quer saber mais? Fale com a gente!


E se quiser ver outras dicas para organizar a sua formatura, você pode começar por esse post aqui!


Um abraço e até a próxima dica!




Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br