Imagem capa - Dicas para Noivas - Vou Casar, e Agora? Por Onde Começar? por Vinicius Vogel
Casamentos

Dicas para Noivas - Vou Casar, e Agora? Por Onde Começar?


Então você encontrou o seu par perfeito! E depois daquele período de "se conhecerem", namorar, noivar   e, em alguns casos, fazer um "test drive" morando junto... vocês resolveram casar!

Pois bem, PARABÉNS!

Mas e agora? Por onde você começa a organizar este evento que marca a vida do casal para sempre e, também, o início da sua família? Esse é o dia que vocês irão lembrar e relembrar juntos, contar para os filhos e netos. É um momento mágico que também nos faz experimentar um pouco de nervosismo, algumas lágrimas e muita alegria.


Então vamos lá! Para ajudar os noivos, aqui vão 5 dicas sobre a escolha do local do casamento:



DEFININDO A DATA DO GRANDE DIA


Para começar, escolham uma data. Sim, pode parecer simples e óbvio, mas muitos casais sentem um pouco de dificuldade para escolher. Pode ser qualquer data? Que tal o dia em que vocês se conheceram, noivaram, ou tiveram algum momento especial? Ou ainda o dia do seu Santo Padroeiro? Enfim, as possibilidades são muitas. Mas lembre-se de levar em consideração alguns detalhes importantes:


- A Estação do Ano:


Dependendo da região onde você pretendem realizar a cerimônia de casamento, a estação do ano pode influenciar bastante. Aqui no Sul do Brasil, por exemplo: dependendo da época do ano, podemos ter um frio tão rigoroso que as fotos lembrarão algumas regiões da Europa, ou até mesmo um calor que lembra as praias do Caribe. Então, se a cerimônia ocorrer nos meses de inverno, é importante verificar se há calefação no local, proteção contra a chuva, etc. E se for no verão, veja se há ventiladores ou ar condicionado, ou mesmo toldos de proteção que possam aliviar o calor para noivos e convidados. Já fotografamos cerimônias em que as lembranças do casamento eram leques e charmosos guarda-sóis. 


A Serra Gaúcha pode dar um lindo ar de Europa. Se for no inverno, então, fica ainda mais característico, além de ser uma excelente opção para fazermos o seu ensaio fotográfico


- A Antecedência:


Como fotógrafos de casamento, decidimos dedicar cada data a um único trabalho e, por isso, temos uma agenda limitada.

Então, procure reservar com antecedência - estamos falando de, no mínimo, 6 meses ou mais. Se você fechar agora em 2017 um casamento para 2018, por exemplo, é possível que você aproveite os valores do ano corrente, ou pode negociar o parcelamento até o mês do evento. Assim, fica garantido o orçamento para o álbum de casamento, por exemplo!



QUAL É O SEU ESTILO?


Definida a data, precisamos definir o estilo. Vocês preferem um estilo mais casual, despojado, clássico, descontraído? Se a sua proposta é fazer um mini wedding (quer saber mais sobre mini wedding? Então você precisa ler esse post aqui), uma opção super legal pode ser aquele restaurante charmoso ou o sítio da família. Se você é mais "pé na terra" mas não tem um sítio da família, existem muitos sítios que oferecem toda estrutura necessária para fazer cerimônia e casamento. Para quem é mais clássico, um salão que poderá ser decorado com lustres e lindos arranjos. Já fotografamos em clubes, sítios, no interior e até mesmo fora do Brasil e podemos garantir: quando a festa é "a sua cara" e não feita apenas para agradar os outros, você ficará mais à vontade e até as fotos mais naturais. 


A Carol e o Rafa escolheram casar à beira do Guaíba, num cenário lindo!


DO MINI WEDDING À FESTA DE ARROMBA!


Independentemente do estilo do seu casamento, antes de contratar o local pense em um fator importantíssimo: qual será o número de convidados? Os noivos costumam começar com uma lista que, normalmente, aumenta... aumenta... aumenta...(bem, deu pra entender, né) o que pode se tornar um problema lá na frente. Pense que todos os locais tem um número máximo de pessoas, e com convidados demais a circulação fica prejudicada e as pessoas se sentem "apertadas". Se você só terá familiares e amigos íntimos, não há necessidade de contratar um local gigante.


Procure fazer aquela lista com todos que você desejaria convidar, e estipular uma meta máxima para que vocês possam fazer a contratação do local sem se preocupar com isso depois.



VISITE OS LOCAIS



Com a data definida, a ideia de estilo e o número aproximado de convidados, procure por locais que atendam a essas necessidades. Uma dica valiosa é visitar mais de um local, verificando alguns detalhes importantes como: estrutura, espaço em caso de chuva, se o local possui licenciamento dos Bombeiros (sim, isso é importante!) e, ainda, se possui gerador para os casos de queda de energia.


Alguns locais contam com outros serviços agregados, como buffet, decoração, sonorização e segurança. Avalie a sua necessidade: o investimento para contratar estes serviços de forma independente, versus o quanto você vai gastar contratando o "combo". Não existe regra, é importante pesquisar e avaliar o serviço. 

E se alguém tentar "forçar" você a contratar todos os serviços da casa, lembre-se de que isso pode ser venda casada e você não é obrigado a contratar serviços que não queira.


Um fator muito importante é a localização! Lembre-se que você pode optar por fazer a cerimônia e a festa no mesmo local e, nesse caso, é importante reservar espaço para cada momento. Mas se a cerimônia ocorrer na igreja, pense no deslocamento (seu e dos seus convidados). O ideal é que a cerimônia e a festa não ocorra em locais muito distantes. Mas também existem opções para resolver isso: contratar um transporte executivo para levar os convidados da cerimônia para a festa e, depois, para suas casas ou até mesmo um hotel pode ser uma saída. 


O mais importante é garantir que você terá o local perfeito com os serviços que você quer e que essa combinação seja perfeita!


Se você contratou o serviço de uma Organizadora, tudo fica mais fácil, e ela poderá organizar isso para você.


Uma organizadora ou cerimonialista sempre estará pronta para ajudar nos detalhes no dia do casamento, assim você fica livre de preocupações e pode curtir cada segundo.



NA HORA DE CONTRATAR


Agora que você escolheu o lugar para o dia mais importante da sua vida, é fundamental formalizar tudo através de contratos.

Ué, mas preciso de contrato? Não basta a palavra?

Sim! E não!


Você precisa de contratos. Lembre-se de que, por mais que você possa estar contratando serviços de profissionais de sua confiança ou mesmo amigos, ainda há uma relação comercial de prestação de serviço.

Os contratos são feitos para proteger os seus interesses e, também, os interesses dos profissionais contratados.

E fique tranquilo: contratos não são monstros. Eles apenas descrevem o que você está contratando e quais as obrigações de cada parte.

E eles serão diferentes de serviço para serviço e de profissional para profissional. De forma geral, no contrato você terá:


  • Os dados da cada parte (contratante, que é você e contratado, que é o serviço que você contratou)
  • A reserva da data;
  • O horário de montagem e desmontagem das estruturas ou do início de serviço de cada profissional.
  • Os serviços contratados contratados (ex: buffet, garçom, iluminação etc.), se houver;
  • No caso do local do evento, a liberação da entrada dos fotógrafos e profissionais de vídeo (pois nós queremos estar lá antes de todo mundo, para clicar o que você pensou e organizou por tanto tempo e deixar tudo isso registrado para vocês poderem relembrar com a sua família.


A melhor forma de saber como é o contrato do profissional que você quer contratar é pedir para ele enviar pra você, se possível já com os seus dados e os do casamento, para você ver se concorda com tudo.

Sempre leia com MUITA atenção e, se tiver dúvidas, converse com o profissional. Não contrate nada que te deixe em dúvida.


E lembre-se: contratos são feitos apenas para descrever serviços e proteger as partes envolvidas. Ninguém quer ter que executar um contrato, assim como ninguém quer ter que usar o seguro do carro. Mas é importante ter, pois isso mostra o quão séria é a empresa que você contratou.


Feito isso, é hora de comemorar! Não, espera! Ainda falta muita coisa! Esse foi só um dos primeiros passos!

Mas nós vamos trazer muitas outras dicas e ajudar você com suas dúvidas para tornar o seu casamento o melhor dia da sua vida!


E aí, já tem a data escolhida? E o lugar? Foi difícil escolher?

Compartilhe com a gente a sua opinião, e não se esqueça de entrar em contato com a gente para ficar por dentro das nossas próximas dicas!


E se você tiver alguma dúvida e gostaria que falássemos sobre isso aqui, é só entrar em contato!


Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br