13/09/2023 às 22:04 Casamentos

Alianças de Noivado - O Que Você Precisa Saber Para Escolher Anéis de Casamento?

1614
4min de leitura

Em todos os casamentos que fotografamos, uma das fotos mais esperadas pelas noivas é a das alianças. É uma das nossas fotos favoritas, pois é sempre desafiador criar uma imagem que represente a história do casal em um único clique, mostrando a personalidade deles e fugindo do lugar comum. Mas você sabe de onde veio a tradição de usar alianças?

Segundo os historiadores, os egípcios foram o primeiro povo a utilizar um anel para simbolizar o laço matrimonial; para eles, o anel, por não ter começo nem fim, simboliza a eternidade da união. No início eles utilizavam plantas torcidas em formato circular, mas depois passaram para materiais mais duráveis como marfim e couro. 

Muitos anos depois, os gregos passaram a utilizar um anel de ferro imantado no terceiro dedo da mão esquerda, pois se acreditava que ali existia uma veia (chamada de “anoris vena” ou "veia d'amore") que levava diretamente ao coração. Assim, os corações dos noivos permaneceriam atraídos para sempre. O costume foi adotado pela Igreja Católica, quando o Papa Nicolau determinou que a aliança deveria ser utilizada como uma demonstração pública da intenção dos noivos, sendo utilizada primeiro na mão direita, e depois passando para a mão esquerda, mais perto do coração. 

Na Idade Média os anéis já eram de ouro, e muitas vezes adornados com pedras: rubis para o amor, safiras para o céu e diamantes para simbolizar o amor indestrutível. Em 1477, o Arquiduque Maxilimiano da Áustria pediu a mão da Duquesa de Borgonha, Maria, com um anel cravado de diamantes que formavam um “M”. Este foi o primeiro registro histórico de um anel de noivado, que logo virou moda entre a realeza.

No acordo de fé judaico, a declaração de casamento não é juridicamente vinculativa a menos que algo físico seja trocado, como a aliança de casamento. Além disso, as noivas judias usam sua aliança de casamento em seu dedo indicador da mão mais forte.

Mais uma curiosidade: os chineses acreditam que a aliança deve ser usada no quarto dedo pois é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelos anelares, dedo que na cultura oriental é a representação do "companheiro da vida". Faça o teste: junte uma mão com a outra, como se fosse rezar, com todos os dedos retos para cima, e somente os dedos do meio dobrados para dentro. Você consegue separar todos os dedos, menos os anelares! Eles simbolizam a união inseparável do casal. Bonita história, não é mesmo?

E na hora de escolher as alianças? O que é mais importante?

Bem, uma jóia é um presente que é dado para pessoas muito especiais... e as alianças são ainda mais importantes! Lembre-se de que nem sempre é preciso comprar um item novo. A aliança da princisa Diana foi utilizada pelo príncipe William para pedir a mão de Kate Middleton. Jóias de família são uma opção belíssima, pois carregam uma história que passa por gerações.

Mas se a opção é comprar um novo par, a grande dica é pensar em uma jóia que esteja em sintonia com o estilo do casal. Os modelos são os mais diversos, do fosco ao polido, com ou sem pedras, quadrado ou anatômico.

Alianças com formato anatômico são mais confortáveis.

O par de alianças pode ser diferente? 

Sim! As alianças podem ser diferentes e complementares. A aliança para o dedo do noivo pode ser mais larga, e para a noiva, mais estreita e delicada, ornada com pedrarias. Em geral, o metal base é o mesmo, e os ornamentos diferentes, pois assim o conjunto permanece harmonioso.

Nesse par, aliança da Noiva tem pedras preciosas, enquanto a do noivo contem apenas o mesmo metal base

O que escrever nas alianças?

É muito comum que os noivos desejem gravar seus nomes e a data do enlace no interior das alianças. E para nós, rende uma belíssima foto, única daquele casal! 

Na aliança do noivo, escreve-se o nome da Noiva. Na aliança da Noiva, escreve-se o nome do noivo

Por fim, algumas dicas gerais na hora de escolher:

- Para mãos com dedos mais finos as alianças mais achatadas são uma opção.

- Quem tem os dedos mais compridos pode experimentar uma aliança com design horizontal, que dá a ilusão de uma largura maior da jóia.

- Alianças de largura média caem bem para mãos maiores.

- Para quem tem os dedos mais grossos, uma opção que fica bem são modelos mais largos com cantos arredondados (anatômicos).

Essas jóias merecem fotos lindas, então no dia da cerimônia de casamento vamos "seguestrar" por alguns minutos para que vocês tenham registros como esses:

Gostaram das dicas e das fotos?

Se você já tem a data do seu casamento, fala conosco! Vai ser um prazer fotografar o seu casamento.

E se você ainda não sabe por onde começar, esse post é pra você: Vou Casar! E agora, por onde começar?

Está planejando um Mini-Wedding? Leia esse post: É hora de falarmos sobre Mini-Wedding!

Ou que tal um Destination Wedding? Leia esse post: Destination Wedding: 3 mitos e 1 verdade!

Quer saber como são os Cerimoniais de Casamento? Então leia esses posts: 

Cerimoniais de Casamento Partre 1

 Cerimoniais de Casamento Parte 2

Planejando a sua Lua de Mel? Então veja essas dicas: Planejando Sua Lua de Mel!

Tem tudo pronto e tá na dúvida de como escrever os votos de casamento? Aqui vão algumas dicas para escrever os votos perfeitos!

Quer ver como foi o nosso noivado? Essa história vale a pena!

A gente muda muito em 7 anos, né? Quer ver a diferença que 7 anos fizeram na minha leitura de um Trash the Dress que fotografei em Roma (Itália)? Então acessa aqui!

Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br

13 Set 2023

Alianças de Noivado - O Que Você Precisa Saber Para Escolher Anéis de Casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aliança de casameto aliança de noivado aliança de ouro anel de noivado casamento dicas para noivas fotografia casamento fotografo casamento fotografo casamento porto alegre fotógrafo Porto Alegre noiva noivado noivo

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2023

Quanto Tempo Antes Devo Começar a Organizar Minha Festa ou Evento?

12 de Set de 2023

5 Dicas para Fazer um Casamento dos Sonhos Gastando Menos do que Você Imagina

12 de Set de 2023

5 Dicas Para Escrever os Votos de Casamento

Oi, tudo bem? Quer falar direto comigo? Então manda mensagem por aqui direto pro meu WhatsApp que eu te respondo o mais rápido possível.
Logo do Whatsapp