Imagem capa - 5 Dicas para Fazer um Casamento dos Sonhos Gastando Menos do que Você Imagina por Vinicius Vogel

5 Dicas para Fazer um Casamento dos Sonhos Gastando Menos do que Você Imagina

Foi pedida em casamento?

Está Noiva?

Está planejando o grande dia e não sabe por onde começar?

Então, antes de marcar a data,  leia essas 5 dicas para organizar o casamento dos seus sonhos gastando menos do que você imagina! E no final, um convite!

Como assim, antes de marcar a data?

Pois então aqui vai a primeira dica, e você vai entender porque:




DICA 1:  CASE EM DIAS DE MENOR PROCURA.


Você sabia que a maior procura de datas para casamentos é nos sábados e nos meses de Outubro e Novembro?

E como você sabe, quanto maior a procura, maior o preço.

Apesar de Maio ser conhecido como o Mês das Noivas, esse é um costume que vem de países do Hemisfério Norte, onde a primavera coincide com o mês de Maio. É quando diminui o frio e as flores desabrocham.

Mas no Hemisfério Sul, ainda mais se você mora nos estados do Sul do Brasil, de Maio em diante começa a esfriar (Leia também: Afinal, Maio é o mês das Noivas?). Já nos meses de Outubro e Novembro há maior abundância de flores, além de serem meses não muito quentes (pois ainda não é verão) e com temperaturas mais agradáveis pois já passou o Inverno. Por isso, a procura por datas para casar nesses meses é maior.

Por isso, se for possível tente aproveitar meses com menos demanda, pois tanto os locais para eventos quanto os profissionais terão maior disponibilidade de datas e pode ser que você consiga valores interessantes.


Outra dica boa em relação a datas é evitar os Sábados. Você já pensou em casar em um Domingo durante o dia, por exemplo? 

Se não tinha pensado nisso, leia o post que em que falamos dos 6 motivos para fazer o casamentos de dia!

Ou quem sabe em um feriado, seja de dia ou de noite.

Certamente você vai achar opções muito interessantes que talvez estivessem indisponíveis em um sábado.

Só essa dica já pode economizar muito dinheiro, não é?




DICA 2: DEFINA O NÚMERO DE CONVIDADOS.


Ok, essa dica parece óbvia, mas não é.

Quando você começa a escrever a lista de nomes das pessoas que quer no seu casamento, essa lista supera, facilmente, a sua expectativa inicial de convidados. E isso pode representar um problema grande no final, quando você fizer os cálculos.

Por isso, escolher convidados é uma tarefa que envolve muito carinho e também envolve muito diálogo.
Em nossas conversas com os casais que atendemos, além das organizadoras e pela nossa própria experiência, um dos pontos definitivos é quem está pagando pela festa.

Se todo o dinheiro é seu e do noivo, a decisão será exclusivamente de vocês.

Mas se os pais de vocês estão ajudando a pagar a festa, é importante que eles entendam que a escolha dos convidados pode ter o apoio deles, mas que é uma ocasião em que vocês são os protagonistas e precisam tomar essa decisão.

Com esse primeiro ponto definido, o próximo passo é priorizar as os grupos mais importantes na história do casal, sendo o primeiro grupo composto por pais, irmãos, padrinhos, madrinhas e amigos próximos a vocês.

Sejam sinceros na hora da escolha: convidem quem participa da vida de vocês e que precisa estar lá.

Os próximos grupos que você precisará decidir quem vai convidar são: colegas de trabalho, parentes mais distantes e amigos mais distantes.

E em todos os casos é importante você sempre lembrar que a prioridade devem ser pessoas que, de fato, participem da sua vida, ou que por um motivo especial vocês quer que estejam com vocês nesse dia.

Lembre-se: incluir é mais fácil do que excluir. Por isso, seja criteriosa na hora de incluir pessoas na lista.




DICA 3: ESTABELEÇA PRIORIDADES


Aqui é o momento em que você precisa se perguntar o que é imprescindível e o que é supérfluo.

É muito fácil entrar com tudo no mundo do planejamento de casamento. São milhares de opções, milhões de detalhes, que vão desde o convite até a lembrancinha para os convidados.

E aqui a sua escolha tem que ser mais racional do que emocional. Sempre cabe a pergunta: "isso é mesmo essencial para o meu casamento?"

Quer alguns exemplos?


- Muitas vezes o número de docinhos é superestimado para o número de convidados. Não raro estamos no final da festa e os noivos estão com caixas de doces que sequer foram abertas e que perguntam para os convidados (e às vezes até pra nós) se não querem levar docinhos pra casa.

- Sabe aqueles acessórios de enfeite que se usa na hora da balada (na pista)? Aqueles pisca-pisca, ou pulseiras, ou máscaras, plaquinhas com frases, etc? São divertidos, mas vale escolher aqueles que tenham a ver com o estilo da festa, com você e seus convidado. Tente lembrar o que você fez com os acessórios da última festa que você foi. Levou pra casa? Guardou? Ou jogou fora? Pode ser que o melhor investimento seja algo que os convidados realmente vão poder usar depois.

- Uma boa iluminação de ambiente pode economizar bastante com arranjos e decoração.

- Se você tiver habilidades, talvez seja uma opção interessante, fazer lembrancinhas personalizadas e que tenham o seu estilo em vez de comprar prontas.


Só essas sugestões já são capazes de tornar o seu evento ainda mais interessante e sem desperdícios.
Além disso, converse bastante com a sua organizadora ou cerimonialista. Ela pode te dar muitas ideias interessantes.




DICA 4: SE POSSÍVEL, PAGUE À VISTA


Talvez não sejam todos os serviços e produtos que valham a pena pagar à vista, mas muitos deles valem, ainda mais se você conseguir se programar para contratar com bastante antecedência.
Como você começou o planejamento do casamento com um ano ou mais de antecedência, é possível que, pagando à vista, o fornecedor dê um bom desconto, além a vantagem de você garantir os valores atuais.
No nosso caso de fotografias de casamento, por exemplo, é comum que de um ano para o outro alteremos nosso portfólio de serviços e produtos, pois estamos em constante evolução e melhoria, além de buscar novidades. Mas se você contratar os nossos serviços agora para daqui um ano, você garante os valores atuais, mesmo com um ano de antecedência, e no pagamento à vista sempre há uma condição que é vantajosa para ambos os lados.
E o mesmo se aplica a inúmeros outros serviços.
Além dos serviços, há produtos que sofrem variação de acordo com o dólar, e podem mudar de um ano pro outro.

Caso o pagamento à vista não traga muitas vantagens, negocie parcelamento.

E aqui vai uma dica extra: evite prorrogar pagamentos e parcelas pra depois do casamento. Dessa forma vocês começarão a vida de casados sem pendências.


DICA 5: PRIORIZE QUALIDADE ACIMA DE PREÇO


Pode parecer contraditório, mas você pode economizar muito não contratando os serviços e produtos pensando apenas no preço. Isso porque a qualidade dos serviços e produtos que você contrata são determinantes para evitar dores de cabeça ou surpresas desagradáveis no dia que você tanto sonhou e colocou esforços. Profissionais experientes, éticos e comprometidos com você são essenciais.

Lembre daquela frase que você já ouviu muito: o barato pode sair caro.

AGORA, UM CONVITE PRA VOCÊ:


Gostou dessas dicas? Se sim você também pode gostar da nossa proposta para fotografar o seu casamento. Clique aqui e fale conosco ainda hoje! Você pode se surpreender.



- Quanto tempo antes devo começar a organizar o meu evento?

- Primeiro link da série de posts sobre cerimônias de casamento: Cerimônias de Casamento Católicas

- Quer uma cerimônia de casamento personalizada e gostaria de algo sob medida: Saiba mais sobre Celebrações de Casamento Personalizadas

- E se você ainda não sabe por onde começar, esse post é pra você: Vou Casar! E agora, por onde começar?

- Está planejando um Mini-Wedding? Leia esse post: É hora de falarmos sobre Mini-Wedding!

- Ou que tal um Destination Wedding? Leia esse post: Destination Wedding: 3 mitos e 1 verdade!

- Planejando a sua Lua de Mel? Então veja essas dicas: Planejando Sua Lua de Mel!

- Tem tudo pronto e tá na dúvida de como escrever os votos de casamento? Aqui vão algumas dicas para escrever os votos perfeitos!

- Quer ver como foi o nosso noivado? Essa história vale a pena!

- A gente muda muito em 7 anos, né? Quer ver a diferença que 7 anos fizeram na minha leitura de um Trash the Dress que fotografei em Roma (Itália)? Então acessa aqui!


E se você planeja seu casamento para 2019 ou 2020, fale conosco!


Maggie e Vini

www.viniciusvogel.com.br

vinicius@viniciusvogel.com.br